Brinque e Aprenda

Alfabetização com interesse

Muitas crianças, e até adultos, têm dificuldade de se alfabetizar. Há diversas cartilhas, métodos e teorias. Mas o que mais vi dar certo é seguir os interesses da pessoa. Nada como a vontade, a necessidade e a curiosidade para impulsionar o aprendizado.

Vou compartilhar alguns dos materiais usados pela excelente professora Beth Laurya, com 30 anos de experiência em alfabetização de crianças e que, depois de se aposentar, resolveu enfrentar um novo desafio – ensinar alunos com deficiência. Como todo mundo que gosta do que faz, Beth está amando essa nova fase.

São materiais simples, que podem ser feitos em casa por pais e professores. O segredo é manter o interesse da criança, ir conquistando sua confiança aos poucos e sempre tornar as atividades prazeirosas.

Também estou postando fotos das sessões de integração sensorial e terapia ocupacional que Amanda fez com a TO Kátia Cezário, do Rio de Janeiro. Ela tem várias questões sensoriais, como sensibilidade a barulhos como latido de cães, tosse e som de microfone, não sente muita dor nem frio, e seu equilíbrio é debilitado.

Além disso, incluo alguns posts da professora de música Marcia Gavinho, do Rio de Janeiro, que ajudou na des-sensibilização da audição da Amanda com muita música, que ela adora!

Espero que aproveitem as dicas.

Patricia Almeida

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

Recent Comments

changingbrains on Escrevendo com barbante
Marta Gil on Escrevendo com barbante

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 9,218 other followers

Advertisements
%d bloggers like this: