Brinque e Aprenda

Alfabetização com interesse

Muitas crianças, e até adultos, têm dificuldade de se alfabetizar. Há diversas cartilhas, métodos e teorias. Mas o que mais vi dar certo é seguir os interesses da pessoa. Nada como a vontade, a necessidade e a curiosidade para impulsionar o aprendizado.

Vou compartilhar alguns dos materiais usados pela excelente professora Beth Laurya, com 30 anos de experiência em alfabetização de crianças e que, depois de se aposentar, resolveu enfrentar um novo desafio – ensinar alunos com deficiência. Como todo mundo que gosta do que faz, Beth está amando essa nova fase.

São materiais simples, que podem ser feitos em casa por pais e professores. O segredo é manter o interesse da criança, ir conquistando sua confiança aos poucos e sempre tornar as atividades prazeirosas.

Também estou postando fotos das sessões de integração sensorial e terapia ocupacional que Amanda fez com a TO Kátia Cezário, do Rio de Janeiro. Ela tem várias questões sensoriais, como sensibilidade a barulhos como latido de cães, tosse e som de microfone, não sente muita dor nem frio, e seu equilíbrio é debilitado.

Além disso, incluo alguns posts da professora de música Marcia Gavinho, do Rio de Janeiro, que ajudou na des-sensibilização da audição da Amanda com muita música, que ela adora!

Espero que aproveitem as dicas.

Patricia Almeida

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: